Aluna de Fisioterapia apresenta TCC sobre “Prevalência de Quedas em Idosos Institucionalizados” com bons resultados para a Instituição
Sheila e Julia ao lado de Prisilla e Pascal |
Julia Emiko Fleming Uchida esteve na sexta-feira, 17/08, na CASA para apresentar os resultados do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que teve como tema “Prevalência de Quedas em Idosos Institucionalizados”. A pesquisa concluiu que o índice de quedas na CASA DO SOL é baixo referente ao da literatura. A apresentação foi prestigiada por alguns funcionários da instituição e alguns moradores.
A aluna de fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realizou sua pesquisa com 27 moradores da Instituição entre os meses de janeiro e março, com orientação da professora, Doutoranda em Psiquiatria e Mestre em Gerontologia, Sheila de Melo Borges e da fisioterapeuta da CASA, Priscila Pardo A. E. Couto. Para chegar a este resultado foram feitos diversos testes e uma análise estatística dos resultados levando em conta fatores psicológicos e físicos.
O resultado foi uma surpresa para a Banca de avaliação de seu TCC. “Eles ficaram surpresos com o resultado inferior ao da literatura, mas entenderam quando falamos que a entidade é referência nos cuidados aos idosos”, explicou a orientadora do trabalho, que ajudou a aluna na escolha do tema.
Julia acredita que as atividades, como caminhada, dança e Tai Chi Chuan, além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar ajudam não só a prevenir as quedas, mas também numa melhor qualidade de vida. “O importante é reconhecer os fatores de risco e saber que cada idoso é um”, destacou.
“Obrigado a todos da equipe que visam o bem estar de todos os idosos”, agradeceu a formanda. Priscila também agradeceu a aluna. “A gente fica feliz porque exige muito do nosso trabalho e esse retorno é ótimo. Este é um dado que não tínhamos”, revelou. “Para nós é um reforço, uma atualização”, completou Pascal Joseph Dani, Gerente Operacional da instituição.
A aluna pretende continuar trabalhando com a terceira idade e vai fazer a prova para entrar na Pós-Graduação em Gerontologia do Hospital das Clínicas em São Paulo. “Eu acredito muito no potencial dela”, disse Sheila, que está torcendo por Julia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário